Notícias

Cálculos Vesicais Urinários

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

Os cálculos vesicais urinários dos animais de companhia, são à cada dia mais corriqueiros na clínica médica de pequenos ani-mais, tanto de felinos quanto dos caninos. Com uma leve predisposição maior às fêmeas em relação aos machos (muito em função anatômica do aparelho urinário), e aos animais castrados em comparação aos não castrados ( por questões metabólica e hormonal).
Algumas raças destoam de outras nesse quesito de predisposição: Dálmatas, Persas, Poodles, Collies, Schanawzers, etc.
Os cálculos podem estar predominantemente na vesícula urinária, porém, podem se alojar também em rins, ureteres e uretra, cada qual com suas propriedades e complicações: nos rins, podem ocasionar desde inflamações, infecções até a perda de arquitetura renal culminando com a perda de função do órgão. Esses cálculos podem se deslocar para os ureteres e obstruí-los, total ou parcialmente, causando danos parecidos, além de refluxo urinário. Nos casos onde se instalam na bexiga, sinal que grande parte do “percurso” já foi cumprido, mas ainda inspira cuidados em relação às cistites e também obstrução de uretra.
Em parte dos casos um tratamento medicamentoso, com alta ingestão de líquidos, rações específicas e fluidoterapia podem ser suficientes, em outros, a necessidade de intervenção cirúrgica se torna necessária para remoção dos cálculos.
A alimentação errônea e ou equivocada, ou mesmo sem orientação profissional é a principal causa de formação desses cálculos, colocando em risco a saúde seu animal de estimação.
Procure sempre por orientação de um profissional preparado, e siga suas dicas.
Você e seu pet  tem muito a ganhar com isso.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/08/05/calculos-vesicais-urinarios/